quarta-feira, 17 de setembro de 2014

LUZIA DE PAULA HOMENAGEIA O PIONEIRO ERNESTO SILVA

Se vivo fosse, Ernesto Silva, estaria completando hoje 100 anos de vida. O "Pioneiro do Antes". Esse era o apelido carinhoso dado a ele. Afinal, foi ele um dos primeiros homens a vir para o Planalto Central, antes mesmo de Juscelino Kubitschek. Ao lado do Marechal José Pessoa, o médico participou da Comissão de Localização da Nova Capital Federal, entre 1954 e 1956, e presidiu a Comissão de Planejamento da Construção e da Mudança da Capital Federal. Naquela época, carregava na bagagem o desejo de ver surgir a tão sonhada Brasília. Desde então, dedicou-se inteiramente à cidade e viveu até o fim de sua vida no solo que ajudou a desbravar. 

Nascido em 17 de setembro de 1914, Ernesto Silva conhecia Brasília como ninguém. Antes mesmo de JK ser eleito, o pioneiro esteve no Planalto Central – tal como os desbravadores da Missão Cruls que, em 1892, palmilharam o planalto ainda desconhecido. Ernesto Silva integrou, em 1954, uma comissão nomeada pelo então presidente Café Filho para localizar a área exata da nova capital. Com a posse do presidente Juscelino Kubitschek, o sonho virou realidade.

Doutor Ernesto, como gostava de ser chamado, viveu modestamente seus últimos dias de vida num apartamento da SQS 105, no Plano Piloto, protegido pela sombra das árvores que ajudou a plantar. Aos 94 anos, o médico pioneiro de Brasília começou a ter algumas complicações de saúde. Em 26 de agosto de 2009, em consequência de uma pneumonia, foi internado no Hospital Brasília, no Lago Sul. Ele permaneceu vários dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital sedado, com ventilação mecânica e quadro infeccioso grave. No início da tarde de 3 de fevereiro de 2010, aos 95 anos, faleceu.

Em sua homenagem apresentei na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Projeto de Lei nº 1.194/2012, que dá ao viaduto do Jóquei Clube, sobre a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), o nome de Ernesto Silva, como forma de agradecê-lo por tudo o que ele fez pela construção e consolidação da Capital de todos os brasileiros.

Obs.: a base do texto acima foi obtida do sítio do Museu Virtual de Brasília.


Nenhum comentário:

Postar um comentário